+351 21 432 95 00



primeiro logótipo
 

A história do Grupo JABA começou em 1927, na Farmácia Universal, em Lisboa, pela mão do farmacêutico Dr. José António Baptista d' Almeida (J.A.B.A.).

 

 

O desejo de ir mais longe na área da Saúde fez com que, decorridos quase 80 anos, a então pequena Farmácia se tenha transformado num Grupo diversificado, de capital exclusivamente nacional.

Inicialmente, a empresa dedica-se à atividade de farmácia e ao comércio de especialidades farmacêuticas. Simultaneamente, desenvolve a produção de alguns produtos, cujas vendas atingiram relevo durante a II Guerra Mundial.

notícias farmacêuticas de 1942
 

Nos anos 50, a companhia estabelece contratos de licença de fabrico e distribuição com diversas empresas. Desta forma, desenvolve a atividade industrial de produção, com um dinamismo que permite ao Grupo JABA preparar quase todas as formas farmacêuticas.

notícias farmacêuticas de 1944
 

No início da década de 80, face à crescente necessidade de modernização, o Grupo JABA constrói uma fábrica em Sintra (Abrunheira). Com cerca de 4.500 metros quadrados de área, esta unidade contém setores de produção específica de sólidos e de injetáveis, cremes, líquidos e supositórios, tudo de acordo com as normas internacionais de produção.

 

No início do novo século, com o objetivo de reforçar ainda mais a sua capacidade de produção, o Grupo JABA investiu 16 milhões de euros numa nova fábrica, igualmente localizada na Abrunheira. Dispondo de uma área de 3800 m2, estas instalações estão vocacionadas para o fabrico e embalagem de comprimidos, cápsulas e saquetas (líquidos e sólidos), permitindo uma capacidade total de produção de 400 milhões de comprimidos/saquetas e nove milhões de embalagens por turno/ano.

Em 2006, o grupo JABA foi adquirido na pelo grupo Recordati, no que representa um passo decisivo para a consolidação das suas áreas de negócio bem como de centros de I&D modernos capazes de garantir o desenvolvimento desta organização dentro de um setor vital para a saúde e qualidade de vida dos portugueses.