+351 21 432 95 00



Sendo uma prioridade melhorar a qualidade de vida dos doentes, fornecendo-lhes medicamentos inovadores na área cardiovascular, o Grupo Recordati estabeleceu uma parceria com a com a Kowa Pharmaceuticals, uma empresa de Investigação Japonesa, para o lançamento  de uma estatina inovadora na Europa.


O QUE É A DISLIPIDÉMIA?

As Dislipidémias são alterações metabólicas lipídicas, significa de uma forma geral, que há uma alteração nas taxas normais de gorduras no sangue. Os lípidos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção das vitaminas, etc.) mas o excesso está relacionado com a aterosclerose (doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de placas que se formam na parede dos vasos, obstruindo o fluxo sanguíneo) A doença aterosclerótica é a principal causa de morte nos países desenvolvidos, incluindo Portugal.

O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas cuja superfície exterior é composta principalmente por proteínas hidrosolúveis. Existem vários tipos de lipoproteínas, e elas são classificadas de acordo com a sua densidade. As mais importantes são: o LDL (lipoproteínas de baixa densidade), o tão chamado "mau colesterol" e o HDL (lipoproteínas de alta densidade) o "bom colesterol.

Colesterol LDL:

Em níveis muito elevados, pode aderir à parede das artérias dificultando a passagem do sangue e entupir as artérias causando aterosclerose.

Colesterol HDL:

Em níveis elevados, permite proteger as artérias ajudando a remover o LDL do organismo.

 

O QUE CAUSA A DISLIPIDÉMIA?

A dislipidémia é causada quando ingerimos uma dieta rica em colesterol e gorduras, quando o organismo produz níveis elevados de colesterol e triglicéridos.

Ter uma dieta inadequada, sedentarismo, obesidade, fatores genéticos, fumar são fatores de risco para o desenvolvimento da Dislipidémia. Existem outras doenças que interferindo com o metabolismo, como a Diabetes, hipotiroidismo, ou uso de alguns medicamentos como os corticóides. Independentemente da causa, a Dislipidémia pode causar Doença Cardíaca grave.

 

Para mais informações, consulte o site:

Internacional da Recordati - www.recordati.it  
Infomed no site do Infarmed