+351 21 432 95 00



O conceito de Bem-Estar / Wellness apresenta-se como uma filosofia de “bem estar”, que tem como base o desejo de uma vida mais sã e serena, permitindo ultrapassar as “batalhas diárias”, fontes de preocupação de tudo o que nos rodeia, relembrando que a “chave da solução” para os problemas pode estar dentro de Nós. (Albuquerque, 2005).

 

O QUE É O BEM-ESTAR?*

O Bem-Estar (Albuquerque, 2005) é um conceito de prática que engloba todos os aspetos do indivíduo, assim, envolve a manutenção de uma boa nutrição, exercício, boas relações pessoais, familiares e sociais, e o controlo do stresse.

Este pode ser considerado um tipo de medicina preventiva associada ao estilo de vida de cada um, podendo assim contemplar programas ou benefícios que são introduzidos para encorajar a aptidão física, a prevenção e a deteção precoce de doenças para ajudar a reduzir a utilização e os custos de futuros cuidados de saúde.

Este processo de cuidados de saúde implica uma tomada de consciência e alteração de atitudes em direção a estilos de vida saudáveis, de modo a que os indivíduos possam fazer escolhas informadas para atingir uma saúde física e mental óptima através de serviços focados na promoção ou manutenção da Saúde em vez da correção da doença.

Os programas de Bem Estar muitas vezes incluem rastreios da tensão arterial e outros, bem como educação para a Saúde.

O Bem-Estar apresenta-se assim como um estado dinâmico de saúde no qual o indivíduo progride em direção a um nível elevado de funcionalidade, atingindo um equilíbrio óptimo entre o meio interno e externo.

 

*Site Médicos de Portugal: Conceito de Bem-Estar / Wellness

Daniel Simão, João Ribeiro e Renato Silveira
in: http://medicosdeportugal.sapo.pt